Diário Cósmico - 14/11/2021
- A Filha de Mercúrio

- Nov 14, 2021
- 6 min read
Xuxus Cósmicos,
Começamos uma nova semana que será um bocadinho diferente da anterior. A pergunta que mais me têm é feito é se isto ainda vai ficar mais intenso, se nunca mais passa e a resposta para esta semana é sim, vai. Esta é a última semana antes de Sol e Mercúrio saírem de Escorpião e vejo a coisa como a semana de ferro e fogo, a semana do derradeiro teste antes de podermos sentir o alívio de Sagitário.
Vai ser uma semana agitada interna e externamente. Durante toda a semana a Lua vai crescendo, ficando mais iluminada, até atingir o seu pico na sexta-feira com a Lua Cheia em Touro, que será um Eclipse Lunar Parcial. A fase crescente significa que a Lua faz quadratura ao Sol. Isto significa que começamos a ganhar mais clareza, mas também envolve uma espécie de crise, onde questionamos as nossas ideias, metas e objetivos. À medida que a consciência é iluminada, também as sombras começam a aparecer e percebemos quais são os ajustes que precisamos fazer.
Durante toda a semana vamos sentir os efeitos da crescente oposição de Marte a Úrano. Esta é uma energia forte e tensa que atinge o seu pico na quarta-feira, mas que pode começar a ser sentida já hoje a partir do final da tarde. Podemos começar a sentir uma pressão e uma urgência para tomar uma decisão relativamente a algum assunto que nos ande a incomodar. Se por um lado este aspeto nos traz originalidade e recursos para tomarmos decisões ou para agirmos de formas inovadoras e diferentes, por outro lado é um aspeto que pela urgência que traz pode levar a precipitações das quais nos podemos vir a arrepender. Claro que tudo acontece como tem que acontecer e não há certo ou errado. Chegaremos sempre ao destino final, mas como temos livre-arbítrio podemos escolher o trilho de nível fácil ou o de nível difícil. Importa reter que Marte-Úrano é uma combinação explosiva. Acidentes relacionados com cortes, choques, explosões, fogo, eletricidade são possíveis (literal ou simbolicamente), assim como um aumento da frustração e da agressividade. A dica para este aspeto é estar muito presente, prestar atenção, respirar e não pirar.
Em paralelo, especialmente mais no início da semana, podemos sentir uma grande vontade de agir, de andar para a frente, de iniciar coisas novas e sentirmo-nos entusiasmados com isso. Podemos estar mais capazes de olhar para a big picture, de ter visões grandes e perceber potenciais que ainda não tínhamos sido capazes de perceber, mas também podemos acabar enrolados num excesso de otimismo que pode alienar-nos da estrutura e dos detalhes necessários a que se concretize essa grande visão. Mais uma vez, esta semana a atenção e a presença é tudo. É importante ter paciência, estruturar bem aquilo que queremos fazer, não entrar em correrias e urgências, não querer acelerar os processos e acima de tudo olharmos bem para dentro de nós para percebermos o verdadeiro sentido das coisas. Como já vos disse antes, agora, nada que não venha do coração, da essência, de um lugar de profunda verdade interna, de autenticidade e que não tenha um significado alinhado com tudo isto pode prosperar, não por muito tempo.
Precisamos encontrar o nosso poder, a nossa autoridade na vida, que é como quem diz, sermos capazes de decidir com consciência e assumirmos a responsabilidade pelas nossas ações, em vez de sermos Marias que vão com as outras só para nos podermos demitir de responsabilidades se a coisa der para o torto. Precisamos parar de culpar os outros pelo que atraímos para as nossas vidas e precisamos parar de manipular os outros para colmatarem as nossas necessidades e ampararem e suportarem os nossos dramas existenciais. Acreditem quando vos digo que passada a fase de se sentirem bebés abandonados, negligenciados, largados numa valeta, vão descobrir uma força e um poder que não faziam ideia que tinham dentro de vocês... e vão finalmente sentir-se adultos com uma força e uma coragem capazes de mover montanhas, atravessar rápidos, escalar o Evereste, tudo com um sorriso na cara porque descobriram que existem dentro de vocês recursos ilimitados a que podem aceder em qualquer situação.
Como o Universo nunca nos deixa na mão, também vamos ser brindados com momentos de inspiração, insight, criatividade, sensibilidade, discernimento e com uma capacidade de sonhar além dos limites que nos temos imposto. Podemos ter conversas ou receber informação que até agora ainda não tínhamos, que nos permitirão encontrar novas soluções, novos caminhos, novas abordagens que nos facilitarão as tomadas de decisão, os ajustes que precisamos fazer ou simplesmente curar feridas que tínhamos abertas, originadas por mal-entendidos ou coisas que ficaram por esclarecer.
O ponto mais alto desta semana acontecerá na sexta-feira, logo de manhã, com o Eclipse Lunar aos 27º de Touro. Como em todas as Luas Cheias, estaremos perante um momento de iluminação, de libertação, do culminar de um processo que tem vindo a acontecer relacionado com a Lua Nova em Touro que aconteceu no dia 11 de Maio de 2021. Como vai ser próxima do Nodo Norte (o que marca os Eclipses é as Luas Cheias ou Novas acontecerem perto dos Nodos Lunares), representa um fim e um início. Por um lado há algo que se vai eclipsar das nossas vidas, por outro, o que desaparecer abrirá espaço para que novas coisas se manifestem no nosso caminho. Além disso, este eclipse abre as portas para o novo ciclo de eclipses que ocorrerão no eixo Touro/Escorpião, para onde os Nodos Lunares estão prestes a transitar já em Janeiro de 2022.
É uma Lua Cheia que tende a ser intensa e emocional e traz temas relacionados com finanças, valores, bens materiais, posses, dinâmicas de apego/desapego, amor, emoções reprimidas, relações íntimas, partilha, entrega, cedências, consensos, cura e transcendência de feridas e padrões obsoletos. Pede cuidado e atenção ao corpo físico e à forma como temos cuidado dele, mas também a como temos gerido a nossa saúde. Muitas vezes a vida é tão acelerada e tão corrida, que em fases como esta em que as emoções andam ao rubro, em que somos solicitados em todos os lados, como dizia o António Variações o corpo é que paga. Pois precisa deixar de pagar!
Com a Vénus, regente desta Lua, em Capricórnio em trígono a Úrano e sextil a Marte em Escorpião, vamos ter as nossas estruturas a serem iluminadas, ativadas e revolucionadas. Precisamos tratar-nos com mais amor, mais gentileza, mais cuidado e valorizarmo-nos mais. O mundo não é mais urgente do que nós. Não é mais importante do que nós. Não tem mais valor do que nós. Mas precisamos ser corajosos e ter a audácia de mostrarmos ao mundo quem somos, o que somos e o que valemos, sem arrogância, com humildade, mas também com confiança e segurança.
Esta Lua também pode vir a causar arruaça nos nossos conceitos de segurança e estabilidade. Como já vos disse mil vezes, se as raízes da nossa segurança emocional e psicológica não estiverem a sair da planta dos nossos pés (ou do nosso chakra da raíz) e bem cravadas pela terra dentro, a dar-nos uma sustentação, um alimento, a nutrir-nos com amor e a dar-nos uma estabilidade que vem do centro, a vida pode vir a encarregar-se de nos mostrar qual é o lugar delas retirando-nos as bengalas onde nos temos vindo a pendurar e remetendo-nos para os nossos próprios pés.
Amores, vai ser uma semana intensa, com alguns desafios, mas também com muito potencial. Para mim assemelha-se um bocadinho a uma prova de fogo. A parte boa é que a prova é relativa a temas que já andamos a trabalhar há algum tempo, portanto não é necessariamente novo. Como sempre, a intensidade dependerá do trabalho que temos vindo a fazer. Acima de tudo parece-me uma prova de consciência, de presença e de integração. Cada vez nos é mais pedido que consigamos integrar e equilibrar todos os nossos corpos e que a partir desse lugar de equilíbrio e integridade consigamos criar novas realidades mais alinhadas com o nosso espírito. Em semana de Eclipse as linhas de tempo vão estar "baralhadas" e isto representa a abertura de um portal (sim, estes são os meus portais) para outros tempos, outros espaços, outras dimensões, onde a cocriação é mais rápida e ilimitada. Use it well!
Escolham bem as vossas batalhas, não tentem ir a todas até porque muitas são um desperdício de energia. Cuidem da vossa energia e do vosso campo pessoal. Usem o discernimento e sejam criteriosos, presentes, atentos à vida que acontece nas entrelinhas, nos silêncios e nos espaços vazios. É do vazio, do caos, que nascem as maiores criações por isso habituem-se a esvaziar e a deixar que o caos vos preencha. Habituem-se a acalmar o vosso coração enquanto se sentam serenos no olho do furacão. Habituem-se a ser pequenos budas. E nada temam meus queridos! A vida não é uma conspiração cósmica contra nós. Na verdade ela está cheia de humor, por isso lembrem-se de rir, de cuidar do ânimo (do que alimenta a alma) e se oferecerem momentos de prazer.
Uma semana fantástica de presença e iluminação para todos.





Comments