top of page

Diários Cósmicos - Novembro

  • Writer: A Filha de Mercúrio
    A Filha de Mercúrio
  • Oct 28, 2022
  • 9 min read

Updated: Nov 1, 2022

Xuxus Cómicos ♥


Nos últimos dias/semanas sentimos uma grande mudança energética, primeiro porque Mercúrio e Plutão ficaram diretos, depois porque Vénus esteve muito ativa em Balança e a transição da energia de Balança para Escorpião é sempre intensa, este ano ainda mais porque abrimos a época de Escorpião em Lua Balsâmica e debaixo da energia de um Eclipse em Escorpião. Ao mesmo tempo Marte vai abrandando e começa a sentir-se a confusão e o caos a aumentarem, Saturno já está direto e Júpiter hoje sai hoje de Carneiro e regressa a Peixes o que também é uma alteração que se sente bastante.


Então, como é que navegamos no meio disto tudo?


Já vimos a sentir as nossas relações a serem mexidas e realinhadas desde que a Vénus andava em Balança. Por aí começámos a ver os desequilíbrios, o que não estava em harmonia, o que nos estava a causar desconforto, a procurar trazer-lhes algum equilíbrio, fazer algumas negociações, trazer algum amor e beleza à equação. Por outro lado e notem que não estamos só a falar de relações amorosas, mas sim de relações onde temos algum tipo de compromisso, também tentámos começar a equilibrar a balança da justiça. O que eu dou e o que eu recebo? O quanto dou e o quanto recebo? O quanto amo e o quanto sou amada? A qualidade do amor que dou e a qualidade do amor que recebo? O que tenho estado a atrair para a minha vida? As dinâmicas relacionais espelharam todos estes desequilíbrios e nós tivemos oportunidade de criar alguma harmonia interna e externa.


Quando a energia "virou" para Escorpião, aquilo com que começámos a lidar foi com o dark side desta força. Ou seja, com o dark side destes desequilíbrios relacionais: o que é tóxico, o que é insustentável, as várias formas de controlo e manipulação, as dinâmicas de possessividade, de apego e desapego... começámos a lidar com a parte mais profunda, íntima, secreta e escondida ou até inconsciente destas dinâmicas. É o tal mergulho na psique para percebermos a origem do padrão que nos leva a desequilibrar, a descambar, a tornarmo-nos obsessivos e controladores. Que parte de nós se sente tão insegura e ameaçada para disparar um padrão automatizado de resposta cega e incontrolável? Porque é que não me consigo entregar ou partilhar-me? Ou porque é que quando o faço automaticamente tento controlar, agarrar, possuir para não perder? Os ciúmes cegos? A paixão desenfreada que leva a arriscar tudo? Porque é que sei que é tóxico, mas não me consigo libertar? E daqui advêm as lições sobre o medo da perda, o medo da morte, o medo da transformação, o medo do vazio, o medo da dor...


Escorpião é uma energia intensa, mas de uma forma crua e dura. Em Escorpião nós falamos sobre traumas, medo profundos e paralisantes, sobre o que consideramos que nos enfraquece e tentamos esconder do resto do mundo, sobre as feridas que mais nos doem e, inconscientemente, sobre os gatilhos que quando pressionados deixam essas feridas a sangrar. Então, não é para temer, mas é para ter consciência de que os tempos escorpiónicos são tempos de lidar com trauma e dor para que possam ser iluminados e curados. E ter essa consciência ajuda-nos a ajustar a nossa vida, as nossas rotinas, a nossa vida interna e corpo físico para atravessar estas experiências de morte, transformação e renascimento. Inclusive, pode ajudar-nos a ponderar pedir ajuda para fazer os processos necessários porque afinal Escorpião fala sobre partilha dos nossos mundos internos.


As condições específicas desta temporada de Escorpião prendem-se com o facto de termos tido um Eclipse em Escorpião, ou seja, uma Lua Nova extremamente potenciada, ligada ao Nodo Sul e por isso ao passado, ao que nos está intrínseco e enraizado como aprendizagem, crença e experiência; e ao facto de termos Marte durante longos meses em Gémeos, pronto para retrogradar, o que não é nada confortável para este planeta. O Eclipse em Touro está também ligado a esta temporada, uma vez que acontece no mesmo eixo, com o Sol em Escorpião a iluminar as dinâmicas escorpiónicas e a projetar a sua luz no que ainda está inconsciente em Touro e na casa que ele abre. Para ajudar, Vénus, a regente de Touro está envolvida nos dois.


Assim temos uma enorme miscelânea que eu não vou desconstruir muito, mas relacionada com as energias de Touro e Escorpião no nosso mapa natal. Estas casas estão em profunda transformação, iluminação, reinvenção, renascimento e cura. Estas casas, nesta fase, estão intimamente ligadas a relacionamentos, amores, valores, dinheiro, finanças e todos os medos e traumas que daí advêm como insuficiência (e não ser suficiente), sobrevivência, falta, escassez, apego, resistência em entregar ou libertar. Juntem à "barafunda" a casa onde Marte está a transitar, a casa de Gémeos, que está a receber um boost, que recebeu uma aceleração, um pico de energia, provavelmente de saturação, frustração, agressividade, saltar a mola, saltar a tampa, saturei, cansei, já chega, para a frente é que é caminho e... que agora vai levar um travão e começar a empancar, desacelerar, abrandar, empapar, tonar-se lentificada e parecer que nada anda para a frente. Aqui vamos começar a repensar se não nos teremos precipitado, se não estaríamos a ir depressa demais, com muita sede ao pote e a perceber como transformamos a agressividade em assertividade, a frustração em força concreta de ação, a violência e o ataque em discernimento e estratégia... e como estamos a falar de Gémeos, estará certamente associado a formas de comunicação, negociações, trocas de informação, trocas comerciais, redes e grupos sociais e networking. O alerta que deixo aqui é que a informação pode ficar mesmo muito confusa e podemos sentir-nos como numa espécie de Mercúrio retrógrado, com a agravante de que toda a raiva e frustração reprimidas podem seriamente implodir ou explodir. O Eclipse em Escorpião ativou este Marte e o que se passar na casa onde aconteceu o Eclipse, vai afetar as casas onde têm Plutão e Marte a transitar. Ou seja, todas as dinâmicas escorpiónicas que estejam a viver, vão manifestar-se ou interligar-se de alguma forma nestas casas.


Com Saturno direto a vida vai pedir-nos maturidade e responsabilidade nas nossas ações. A vida quer que nos libertemos do passado e que assumamos novos compromissos que, de preferência, nos deem mais liberdade, mas com uma nova ordem, estrutura e fundação mais reforçada. É um processo lento, slow & steady, onde precisamos trabalhar arduamente, com afinco, com rigor, com determinação, com disciplina e por isso exige compromisso, porque se prolonga no tempo e as recompensas só chegam na medida em que nós cumprimos com o que nos comprometemos e na medida do nosso trabalho. Contudo, quando essas recompensas forem recebidas, nunca mais nos são tiradas. Ficam para a vida. A casa onde Saturno está em trânsito é onde tudo isto está a acontecer e onde a vida está a pedir que a nova ordem, estrutura ou compromisso seja consolidado com liberdade e de acordo com a nossa visão ou com os nossos sonhos.


Júpiter, acabado de reingressar em Peixes, onde já esteve entre Janeiro e Maio deste ano, depois de um período de expansão atrás do que quer, vem fazer um resgate da nossa fé e devolver algumas bênçãos. Falei muito nisto no início do ano, mas é importante termos presente que nem sempre as bênçãos são o que queremos. As bênçãos são sobre o que precisamos, os pequenos grandes presentes da vida, que nos devolvem ao alinhamento com a nossa alma, com o nosso caminho e quando falamos de Peixes e de Júpiter a expandir a energia de Peixes, estamos a falar também de confiar no que não se vê, de entregar, de aceitar, de perdoar, de transmutar e de fechar capítulos. Então, não é que seja necessariamente isso que vai acontecer, mas o fim de algo pode ser uma bênção, pode ser um peso no peito que Deus passa a carregar por nós, pode ser uma situação que nos andava a fazer sofrer ou onde andávamos em modo vítima ou mártir que se transforma, pode ser um sofrimento que se dilui. E claro que Júpiter em Peixes pode ser muito literal e trazer-nos mesmo prendas, coisas de que estamos à espera há algum tempo. Contudo e dada toda a conjuntura, eu esperaria fins, especialmente os fins que se iniciaram entre Janeiro e Maio... só para que se crie espaço para acolher as novas prendas que estão a caminho.


Em geral, até meados de Novembro o clima está tenso e intenso. É muito Escorpião na casa, Eclipses no eixo Touro-Escorpião, Vénus, Sol e Mercúrio a fazerem oposição a Touro, ou seja, Úrano e Nodo Norte, a fazerem quadratura a Saturno e parece-me que estas são as grandes tónicas energéticas até virarmos para a energia de Sagitário. Parece-me que o próximo mês será de muitos movimentos internos, de muita transformação, de visitar os nossos traumas, fazer terapia, testar e encontrar formas de cura para que possamos resgatar, reconhecer, validar, encontrar e colocar em ação os nossos recursos internos e externos ao serviço da nossa vida e do nosso caminho. Já falei nisto de outras vezes, mas a cura de Escorpião acontece pela rendição ao amor. E a quebra da resistência e teimosia Taurina acontece através de um amor focado, centrado, elevado e vindo do centro do peito.


Por favor façam este exercício:

Olhem para o que mais desejam e, só por um bocadinho, deixem de desejar. Eu sei, eu sei... mas só por uns segundos. Respirem fundo 3 vezes e deixem de desejar, libertem, deixem ir, tirem do campo de visão. Conseguem sentir a paz que se instala no vazio? Conseguem perceber a dimensão e o espaço que o vosso objeto de desejo estava a ocupar? Conseguem perceber quanta energia vos estava a consumir? Conseguem sentir ou visualizar o infinito número de possibilidades que de repente se abriu no vosso campo de visão?


Então é mais ou menos isto que vai acontecer quando os planetas em Escorpião se opuserem a aos que transitam em Touro. Vai ser preciso parar, respirar fundo, libertar, desapegar, eliminar, curar o passado, para depois sermos capazes de perceber o que precisamos matar ou transformar para a próxima fase do caminho. Eu vejo a coisa como atravessar uma porta onde temos a oportunidade de rever e reavaliar, de olhar para a bagagem, para o fundo do nosso saco, vasculhar todas as bolsas e compartimentos e perceber o que serve e não antes de seguir caminho.


Hei de falar só sobre isto, mas não queria terminar sem deixar aqui uma nota sobre o Eclipse Lunar em Touro. Este Eclipse acontece conjunto a Úrano no signo da segurança e da matéria. Touro fala sobre uma segurança muito concreta, ligada à nossa subsistência e à forma como nos "mantemos" no mundo. Daí falarmos sobre os recursos que possuímos e criamos, sobre o corpo físico, sobre como geramos dinheiro, abundância e é extremamente sensorial. Touro é terra firme, é sobre a firmeza do terreno que pisamos, em que caminhamos e nós não gostamos de dar passos em "falso". Só que... Touro, regido pela Vénus, também quer esta segurança, estabilidade e firmeza no nível emocional, amoroso, sem que, no entanto esteja disposto a correr riscos.


Ora, um Eclipse Lunar fala sobre os temas lunares. Fala sobre o inconsciente, as inseguranças, as nossas necessidades de nutrição física e emocional e a Lua em Touro tem fome de segurança e de estabilidade. Como este Eclipse acontece numa conjunção a Úrano o que podemos esperar é o inesperado. Reviravoltas, acontecimentos inesperados, revolução relacionado com todos estes temas lunares e taurinos. O que temos na ponta oposta é o Sol, Mercúrio e a Vénus em Escorpião, em profundos mergulhos, a travessar a tal porta que falava em cima, a olhar para o fundo do saco e em processo de morte, cura e renascimento para um novo ciclo. Assim, eu diria que este Eclipse em Touro vai mexer seriamente com o que alimenta a nossa boca, o nosso estômago e o nosso coração. Boca e estômago porquê? Porque há uma diferença entre o que ingerimos e o que verdadeiramente nos sacia. Há uma diferença entre o que comemos compulsivamente, num impulso psicológico de tentativa de compensação e o que verdadeiramente sustenta o nosso corpo físico e emocional. E acredito que isto se vai manifestar de uma forma muito literal. As nossas necessidades e compulsões vão despoletar os mecanismos compensatórios, aqueles rápidos, imediatos e inconscientes, só para nos mostrar que andamos a consumir compulsivamente o que não nos alimenta, o que nos deixa com fome e procurarmos o verdadeiro alimento, o que nos sacia e deixa com força, vitalidade e de coração cheio.


Saturno está em quadratura em Aquário, por isso o tal compromisso será chamado aqui à ordem de trabalhos. Ele vai restringir, vai tirar, vai limitar para que nós tenhamos oportunidade de crescer, amadurecer e encontrar verdade e liberdade relativamente ás compulsões, resistências e excesso de consumismo. Com a Ceres em Virgem, ocupada com a pureza do corpo e do ego, com a fertilidade, com a eficiência e com a produtividade e com a Lilith conjunta à Pallas Atena em Caranguejo a evidenciarem a raiva da carência, mas também em busca de uma nova estratégia que seja mais nutridora (e uso estas palavras propositadamente) é-me quase impossível não fazer uma associação muito direta ao corpo físico, à alimentação e ao descanso que tenho (eu e não só) vindo a falar tanto. É quase impossível não fazer uma associação direta à forma como se torna evidente o cuidado físico e emocional que será necessário, a atenção, o descanso, o silêncio e a meditação (seja de que forma for), assim como a necessidade de fazer investimentos conscientes e de definir prioridades mais focadas para estes investimentos de tempo, dinheiro e energia.


Vão para dentro, recolham, acendam as luzes das vossas casas, aqueçam. Cuidem da vossa saúde, da saúde e do equilíbrio (que é o mesmo) dos vossos vários corpos, purifiquem, criem beleza, invistam em cura, invistam em saúde, invistam em descanso, boa comida, conforto e, sempre que possam, cultivem amor. Este não será o único trabalho, mas será a base de tudo para os próximos tempos.




 
 
 

Comments


bottom of page