top of page

Equinócio de Outono & Lua Nova em Balança

  • Writer: A Filha de Mercúrio
    A Filha de Mercúrio
  • Sep 19, 2022
  • 5 min read

Amoras Cósmicas,


Estamos em Lua Minguante em Gémeos e a caminho da Lua Nova em Balança, não sem que antes dela aconteça o Equinócio de Outono.


A caminho do Equinócio


Não consigo deixar de me sentir deliciada com o alinhamento com que a vida se manifesta. Estamos em Lua Minguante que é uma fase de recolhimento, de reflexão, de gratidão, de fechar ciclos e é em Lua Minguante que atravessamos o Equinócio de Outono. Nos equinócios a duração dos dias é exatamente a mesma duração das noites. No Equinócio de Outono celebramos as colheitas do que plantámos e, se quiserem, do nosso trabalho árduo. É um tempo de descanso da Terra e de nós descansarmos com ela. Inicia-se então um período onde as noites começam a ser maiores que os dias, a escuridão torna-se mais presente e o Sol esconde-se mais cedo. Inevitavelmente vamos mais para dentro, vamos para as nossas casas, recolhemos ao interior. O Outono lembra-me sempre as casas quentes, os fornos, os cheiros de canela e especiarias, as luzes fracas, as velas e claro, as mantas e o conforto do lar.


Muitos e muitas de nós temos estado em trabalho árduo este ano. A tal sensação de que algo precisa mudar, mas sem conseguirmos saber para onde ir, por onde caminhar, por onde começar. Ou então faltam-nos as forças, a coragem, o ânimo. Queremos, mas não sabemos como e isso tem-nos feito trabalhar muito, suar muito e em alguns casos chorar muito. Notem que temos estado a lidar com a necessidade de pôr fim a muitas programações antigas, muitas que nem sequer são nossas e que nos têm sido passadas de geração em geração ou até pela sociedade. Por outro lado, temos estado também a trabalhar coletivamente para o fim de um ciclo de programações obsoletas e pouco saudáveis. Não me quero alongar sobre isto, mas já vos falei sobre o nosso corpo não aguentar mais estas velhas programações seja pelos ritmos de vida, pela alimentação hiper processada, por uma sociedade desligada da Terra e dos ritmos naturais, focada apenas em produtividade e consumo, a gastar desmesuradamente os recursos existentes e a sobrecarregar e desgastar o corpo físico, o nosso bem mais precioso na matéria. Tudo isto está a chegar ao fim e nós estamos a ser forçados a trabalhar nesse sentido.


Esta semana fechamos um ciclo de trabalho árduo. Não que não haja mais trabalho pela frente ou que acabe tudo aqui e agora e que daqui para a frente seja só flower power, mas temos por estes dias uma janela de tempo que nos convida a descansar e a recolher ao nosso interior. É tempo de fazer as pazes com a vida e agradecer os ensinamentos que ela nos trouxe. Não se esqueçam de agradecer! É tempo de baixarmos a espada, despirmos a armadura e enroscarmo-nos nas peles, na nossa própria pele, e de deixarmos que ela nos aqueça o coração. É tempo de percebermos o que não serve mais e de o queimarmos na fogueira e de percebermos o que nos é essencial e vital de guardar connosco.


Game Changers


A palavra que me vem à cabeça quando penso no Equinócio e na Lua Nova que se lhe segue é "Game Changers". O jogo está prestes a mudar.


No mesmo dia em que se dá o Equinócio, Mercúrio retrógrado encontra o Sol aos 0º de Balança e podemos sentir isto como um reset. Não só o grau zero representa inícios, como o Equinócio traz os ventos da mudança. Há algo que termina e uma nova estação que se inicia, uma nova fase da vida da Terra e, se estivermos alinhados com ela, uma nova fase para nós. É comum por estes dias fazermos limpezas (físicas e energéticas), prepararmos a casa, as roupas, as plantas... enfim, preparamo-nos para uma nova fase. Então, há um reset e uma mudança.


Logo a seguir, dois dias depois, acontece a Lua Nova em Balança, regida pela Vénus que anda por Virgem e que por essa altura estará muito próxima de uma conjunção a Mercúrio. Percebem aqui o papel de Mercúrio? Depois de tocar no coração do Sol em Balança, no signo da cooperação, da harmonia, da paz e do amor, viaja novamente até Virgem onde vai encontrar a regente de Balança. Se Mercúrio representa as formas de comunicação, podemos imaginar este Mercúrio a receber novos insights, novas ideias, novas formas de pensamento, novas conversas (internas ou externas), mais amorosas, colaborantes, empáticas, pacíficas, harmoniosas; abrirem-se novas negociações, novos contratos, novas possibilidades de trocas e de cooperação com os outros e connosco. Talvez fiquemos mais abertos a receber ajuda, a pedir ajuda, a sermos mais gentis, solidários e amorosos connosco e com os outros. Talvez aliviemos um bocadinho a necessidade sermos perfeitos, eficientes, produtivos, controladores, metódicos e nos coloquemos à disposição de sermos simplesmente humanos, com mais coração do que mente, com mais amor e com uma maior abertura a desfrutarmos da vida nas reais condições em que ela se nos manifesta.


Contudo, se esta Lua Nova nos traz a possibilidade de um novo início nas nossas relações e na nossa capacidade, abertura, disponibilidade para nos relacionarmos, ela também nos vem dizer que é preciso definir limites. Precisamos abandonar as ilusões e encarar a vida de frente. Precisamos olhar a realidade e aceitá-la como ela é. Há cortes que vão ter que acontecer, coisas que vão mudar, que não têm mais como continuar como estão, mas teremos a vontade e a força para as mudar, embora isso nos vá exigir atenção, dedicação, rigor e disciplina para que os resultados sejam duradouros e a longo prazo.


O maior risco aqui é podermos ficar presos ás nossas zonas de conforto e termos medo de afirmar uma posição. É termos medo de que corra mal, de ficarmos sozinhos, de que ninguém nos apoie, de sermos rejeitados ou abandonados. Por isso é que se torna necessário saber negociar a nossa posição nas nossas relações e nos nossos contratos a longo prazo. É importante não nos anularmos ou deixarmos ir só para não aborrecer ninguém e não se zangarem connosco. É importante termos voz, mas uma voz que nos venha de um lugar puro, onde nos sentimos inteiros, reais e verdadeiros. Não de um lugar onde tentamos parecer mais do que ser ou onde tentamos manipular e controlar tudo à nossa volta para que aconteça segundo os nosso desejos e ilusões.


É um tempo de maturidade e ao fim de todo o trabalho que temos feito já temos mais maturidade do que tínhamos. Já temos mais confiança para nos sentarmos em nós, no nosso trono de verdade, e para sermos reais. Acima de tudo é preciso que sejamos reais. Tal e qual como somos agora. Que em cada negociação sejamos capazes de sentar quem somos na mesa e dizer com amor e firmeza "este sou eu, posso oferecer isto, mas não abdico daquilo". Balança é ar e a Vénus está em Virgem. Não há assim tanta emoção nisto. Há pragmatismo e a nossa energia também deve ser cuidada com algum pragmatismo. Florear o que se pode dar ou até onde se consegue ir resulta em desilusão e/ou desgaste. Lutar por fantasias é desperdiçar energia e é uma luta perdida logo à partida. Contudo, há muita beleza e magia em trabalhar com a realidade. Podemos usar a curiosidade, estimular a criatividade e escolher projetos (ou relações) exequíveis, duradouros, que nos tragam prazer, realização e satisfação sem desperdício de energia e sem que abdiquemos de nós ou que nos tornemos ilhas.


É tempo de usarmos a nossa Sabedoria para fazermos escolhas eficientes e inteligentes. Algo termina. Algo começa. Há decisões para tomar, mas isso é só no final da semana. Por agora descansem, agradeçam e preparem-se em silêncio, contemplação e reverência. Acreditem ou não, vocês estão a ir muito bem e os vossos esforços serão recompensados. Se ninguém vos disse digo-vos eu: Estou muito orgulhosa de vocês.


Que seja uma colheita feliz, próspera e abundante!



 
 
 

Comments


bottom of page