top of page

Diário Cósmico - 17/10/2021

  • Writer: A Filha de Mercúrio
    A Filha de Mercúrio
  • Oct 17, 2021
  • 5 min read

Updated: Oct 18, 2021

Belezas Cósmicas,


Quando aprendemos a lê-lo, o Céu é um contador de histórias.


Como já vos disse muitas vezes, não precisamos saber Astrologia para olharmos para a vida e ver como ela se desenlaça e se encadeia sequencialmente, para estarmos conscientes dos padrões que se repetem, das mudanças energéticas... Só precisamos estar atentos, ancorados e presentes. Contudo, quando temos uma ferramenta como esta, conseguimos validar o que a nossa bússola interna nos diz e comprovar que o que está em cima é igual ao que está em baixo.


Já vos tinha dito que a partir de dia 15 as coisas começavam a mudar e que os dias seguintes eram muito importantes. Ás vezes tenho dificuldade em explicar detalhadamente o que se passa no Céu porque em momentos como este é quase impossível isolar um aspeto do outro, nem me parece que faça sentido, mas pensem assim:

  • Sol: consciência, identidade, vitalidade;

  • Marte: ação, motivação, vontade, assertividade, agressividade, sexualidade;

  • Júpiter: expansão, fé, crenças, otimismo, sabedoria;

  • Plutão: morte, renascimento, transformação, poder;

  • Balança: relações, acordos, parcerias, justiça, equilíbrio;

  • Aquário: inovação, revolução, futurista, liberdade, humanidade;

  • Capricórnio: sociedade, tradição, estruturas sociais, disciplina e rigor.

Basicamente o que está acontecer e que vai acontecer nos próximos dias é o encontro de Sol e Marte em Balança com Júpiter em Aquário e Plutão em Capricórnio e a história que eu leio é mais ou menos esta: recebemos um boost de otimismo, a nossa fé pode ter sido renovada, estamos mais conscientes do que queremos e do que não queremos, de onde queremos pertencer, dos ideais que queremos seguir, das nossas verdades, dos lugares onde queremos pertencer e de quem nós somos. Mas também sabemos que esta consciência nos mostrou o que precisa ficar para trás, o que precisa de ser transformado, a forma como precisamos renascer para que a nossa visão se cumpra. Vamos sentir a nossa motivação e vontade de agir a crescerem porque queremos ser livres. Não queremos mais viver nos lugares que nos aprisionam, que nos fazem definhar, que nos controlam e para isso podemos ter que dar murros na mesa, podemos ter que virar mesas e que enfrentar as pessoas, situações, padrões, sabotagens que nos mantém nesses lugares.


Por estes dias há uma grande tónica no poder e entendam que muitos de nós vivem com uma noção de poder dissimulada. Poder, tal como o amor, É e Existe em nós e além de nós. Poder é amor. Poder é uma força que está disponível para que todos a possamos canalizar. O problema é que muitos de nós têm medo de invocar o poder porque não querem assumir a responsabilidade de lidar com as consequências sozinhos. Eu sei que tenho insistido muito nisto, mas muitos de nós temos a nossa segurança emocional e psicológica fundamentada nos outros, no trabalho, no status, nas relações, na família, nos filhos, ou... e quando alguma coisa corre menos bem, podemos sempre culpar os outros, a vida ou o Universo. Preferimos isto a assumir que somos nós os construtores das nossas experiências e que atraímos aquilo que vibramos. Preferimos isto a aceitar os ciclos naturais da vida, a transformação e a renovação necessárias ao crescimento e à expansão. Quando a segurança vive fora de nós e encontramos um lugar seguro, fazemos das tripas coração para o manter ali, estável, imutável, como se a nossa sobrevivência dependesse disso e aí começam as dinâmicas de manipulação e controlo, aí começa a possessão.


Por sorte a Vénus que já vai em Sagitário também está ativa por estes dias a trazer-nos alguma cura e libertação de valores que já não nos servem e de amores/desejos/apegos que nos aprisionam. Até ao fim do ano a Deusa vai ter intervenções importantes de suporte a muitos dos processos que estamos a viver.


Amanhã Júpiter e Mercúrio retomam o seu movimento direto.

Júpiter esteve retrógrado desde o final de Junho e vai iniciar a finalização da sua travessia por Aquário. Ao contrário de Saturno, Júpiter não cobra. Ou nós aproveitamos ou não e temos até ao final de Dezembro para colher as bênçãos deste trânsito. Mercúrio vai demorar uns dias a ganhar velocidade, mas em Novembro vai estar bastante ativo a mexer com o que pensamos, o que dizemos e a imprimir movimento. Boa parte deste movimento acontece em Escorpião e portanto, dependendo da área da nossa vida que é regida por Escorpião, vamos sentir um aprofundar e uma transformação dessas temáticas. Para já, vai finalizar a sua passagem por Balança, vai imprimir uma nova dinâmica ao que estivemos a rever desde o final de Setembro e fazer a tal homeostase.


Ainda na próxima semana e nos meio de toda esta agitação, vamos ter a Lua Cheia em Carneiro que está relacionada com a Lua Nova de Abril, a que deu o mote ao novo ano astrológico. O ciclo que se iniciou em meados de Abril atinge agora o seu culminar, o seu ponto de iluminação. E se as Luas Cheias tendem a ser emocionais pelo ganho de consciência e pela proposta de libertação que nos trazem, esta será potenciada pelo envolvimento de Marte e Plutão. Qualquer uma das Luas nos trouxe/traz temáticas relacionadas com libertação, autonomia e individualidade. Se a Lua Nova nos fez a proposta, a Lua Cheia vai mostrar-nos o que precisamos fazer, libertar, transformar, que ações precisamos tomar e de que forma para o conseguirmos. Se por um lado, por esta altura, já aprendemos muito sobre a nossa liberdade e sobre o caminho que queremos trilhar, por outro também aprendemos muito sobre cooperação, envolvimento, compromissos e sobre que negociações que precisamos fazer para mantermos o equilíbrio nas nossas vidas e no nosso campo energético.


Notem que o regente desta Lua, Marte, está debilitado no signo oposto. O Sol que se exalta em Carneiro, está em queda em Balança. Plutão está em tensão e Júpiter está dar o seu toque de expansão à energia desta Lua Cheia. Não é uma Lua confortável. É uma Lua de transformação, de regeneração, de rompimento, de coragem. É uma Lua onde os pratos da balança são revirados antes de serem equilibrados. É uma Lua que pode mexer com questões ligadas à nossa sobrevivência, aos nossos valores, ao nosso "amor próprio", ao quanto nos estimamos, cuidamos, valorizamos e amamos. A maior força do mundo é o amor. O único poder que existe é o Amor. Estamos a ser convidados a recuperar a masculinidade sagrada que representa a vontade, a motivação e a ação pelo Amor.


Tenho repetido muitas vezes que a estrutura é tudo e é. A nossa estrutura interna. A estrutura que usamos para trazer ordem ás nossas vidas. A estrutura que usamos para manter os nossos campos emocionais e psicológicos saudáveis. A estrutura que usamos para manter a nossa vida simplificada e funcional. A estrutura que precisamos para saber reconhecer as nossas bênçãos, para saber canalizar a nossa energia para objetivos elevados, para conseguirmos acompanhar os movimentos internos e externos que acontecem nas várias realidades e em cada tempo.


Estruturem-se! Daqui a nada temos Sol, Marte e Mercúrio a entrarem em Escorpião e em Novembro, especialmente Sol e Mercúrio vão estar mesmo muito ativos. Vamos precisar de estar estruturados para lidar com o movimento que aí vem, com a rapidez, com a dinâmica, com a adaptação e vamos precisar de ir ajustando as nossas estruturas, mas ter uma base já vai ajudar bastante. Há uns dias dizia-vos que não somos os mesmos que éramos em Abril. Agora digo-vos que em Março/Abril do próximo ano, quando olharem para este tempo, nem se vão reconhecer.




 
 
 

Comments


bottom of page