top of page

Diário Cósmico - 27/11/2021

  • Writer: Marina Duque
    Marina Duque
  • Nov 27, 2021
  • 6 min read

Xuxus Cósmicos,


Sol e Mercúrio já andam por Sagitário e esta semana andaram amantizados com os nodos lunares, entre passado e futuro, entre de onde viemos e para onde queremos ir, assim em jeito de afinar a pontaria da nossa seta. Surgem novos projetos, novas ideias, novas possibilidades, muitas conversas sobre elas e uma vontade de voar, de ir mais longe, com uma sensação de que otimismo e de fé renovada. Sagitário é sobre sabedoria e sobre desbravar territórios inexplorados, mas tende a alguma impulsividade e/ou falta de ponderação. O excesso de otimismo pode trair-nos no momento de lançar as fundações para o novo que queremos construir, mas por sorte Saturno vai andar ativo por estes dias e vai fazer com que se sinta já alguma contenção, ponderação e responsabilidade em cima dos ombros.


De certa forma o que nos é pedido é que consigamos ir com outros, a favor dos outros, mas sem nos perdermos de quem somos e do que queremos. O que quer que estejamos a construir agora, quaisquer que sejam as ideias que temos em mente, estão e vão exigir-nos que consigamos manifestar a nossa ideia individual, a nossa visão maior, mas para isso precisamos de ser corajosos o suficiente para nos mostrarmos, para sairmos para o mundo, para dizermos o que pensamos, para expormos as nossas ideias, sem medo do que os outros vão pensar, sem medo da crítica e do julgamento, sem medo de falhar. Contudo, também implica que consigamos fazer tudo isto em cooperação, em articulação, em parceria.


Vamos ser convidados a arriscar ser quem somos e nesse processo podemos ser confrontados com as nossas feridas, com os nossos medos, com os nossos limites individuais, com as nossas crenças e padrões de pensamento sobre nós mesmos. Não nos podemos esquecer que a Vénus está numa longa passagem por Capricórnio a pedir revisão e reconhecimento do nosso valor pessoal, do que são os nossos dons, os nossos talentos, os nossos recursos individuais. Ir mais longe começa dentro de nós. Ir mais longe depende do quanto nos conseguimos aceitar, enfrentar e reinventar.


A próxima semana é uma semana de Lua Minguante e já sabem que é aquele tempo em que queremos estar mais recolhidos para fazer o balanço do ciclo. Este ciclo é particularmente especial uma vez que estamos entre dois eclipses que marcam uma transição que se sentirá bastante no próximo ano.


A semana começa com um encontro entre Sol e Mercúrio que logo a seguir vão fazer aspetos fluidos a Quíron e Saturno. Fluído ou não, Saturno e Quíron são sempre Saturno e Quíron, mas pelo menos sabemos que conseguimos integrar o que nos trazem de uma forma mais harmoniosa, com menos resistência.


Vénus faz sextil a Neptuno e Vesta faz conjunção ao Sol. No meio de tudo o que vem de novo há inspiração, há vontade de nos transcendermos, de nos elevarmos, de nos conectarmos ao divino. Vesta representa a nossa chama sagrada, a devoção e os sacrifícios necessários a mantermo-nos fieis à nossa missão. Ela também é a Virgem e representa a autossuficiente, a que é completa, a que zela pela manutenção do fogo sagrado e quando encontra o Sol, liga a consciência ao nosso fogo interno e renova o compromisso de devoção à sua manutenção.


Neptuno vai parar e ficar direto. Durante uns dias vamos sentir a sua energia com mais intensidade, o que acontece sempre que um planeta aparentemente muda de direção. Pode surgir alguma confusão, a sensação de estarmos a ver alguma coisa ao longe através do nevoeiro, mas vale estar muito atentos ao que nos chegar por estes dias, especialmente através das formas mais subtis, porque é bem possível que sejamos brindados com alguns insights sobre a sua retrogradação.


A próxima semana fecha com um Eclipse Solar Total aos 12º de Sagitário, o último do eixo Gémeos/Sagitário. É uma Lua Nova super potenciada, a que fecha a lunação de Escorpião, e acontece muito próxima de Mercúrio que estará oposto a Lilith em Gémeos. É o fecho de um ciclo de 18 meses e o momento de definir intenções com base em tudo o que aprendemos e que a vida nos trouxe ao longo destes 18 meses. É o eixo da sabedoria e está relacionado com conhecimento, informação, flexibilidade, crenças, filosofias de vida e a forma como pegamos no conhecimento e o estruturamos, processamos e integramos para o transformar em Sabedoria. Pode haver muita circulação de informação à volta destes dias, nem sempre clara, nem sempre transparente, alguma que desconhecíamos e que agora vem à luz, mas também algum ruído, burburinho, muitas vozes, muitas opiniões. É importante que saibamos separar o trigo do joio, perceber o que nos faz sentido e o que não faz, selecionarmos o que nos acrescenta e o que não nos traz absolutamente mais nada do que barulho de fundo, dispersão e confusão.


Marte vai estar em aspetos com Júpiter, Neptuno, Vénus e Plutão. Há um potencial muito grande de expansão, de abundância e de prosperidade se conseguirmos definir o que é verdadeiramente importante e essencial, se soubermos bem qual é o nosso valor e os recursos inatos que podemos colocar ao dispor, ao serviço dos outros. É sobre sabedoria interna e os nossos sonhos terão maior potencial de realização, quanto mais estiverem alinhados com uma visão consciente que potencie o melhor para todos em vez de apenas para nós mesmos.


A ideia de que não somos seres isolados e de que fazemos parte de uma comunidade vai-se sedimentando, retornando ao seu lugar. Tudo o que fazemos na nossa vida influencia o todo e precisamos urgentemente de discernimento, de consciência, de deixarmos de ser ovelhas de rebanho, mas sim indivíduos informados que participam ativamente, mas sábia e conscientemente nas suas comunidades. Atualmente pensamos que estar atualizados é consultar canais de comunicação, que são tão manipulados como um qualquer algoritmo do Instagram ou do Facebook. Consumimos informação como quem enfarda um cheeseburger. Não queremos saber se aquilo nos faz bem ou mal. É fácil, está ali à mão de semear, adquirimos sem esforço e ainda por cima é grátis. Além disso temos acesso ao mesmo que milhares de outras pessoas o que facilita bastante quando queremos manter conversas de circunstância, de corredor ou parecer que somos cultos. Lentamente deixamos de pensar e deixamos de questionar porque não queremos confronto. Se toda a gente diz é porque é verdade. E se ninguém questiona é porque deve ser assim. Não pedimos explicações porque podemos ser mal interpretados. Queremos ser bons cidadãos. Perdemos o espírito crítico a favor da necessidade de pertença, de socialização, do medo de sermos excluídos. Transformamo-nos em ovelhas de rebanho.


Os nodos lunares no eixo de Gémeos/Sagitário vieram ensinar-nos a ouvir mais, a procurar mais informação, a estarmos abertos a outras perspetivas, ideias e opiniões, a trocarmos mais informações, mas também a sabermos selecionar aquilo que nos serve, que nos faz sentido e então integrar esse conhecimento e essa informação nas nossas vidas, a experimentá-lo, a debatê-lo para que então se transforme em sabedoria.


Parece-me que vai sendo claro que há mesmo um novo caminho a surgir, algo de novo a começar, horizontes a abrirem-se, mas ainda não estamos lá. Esse caminho será tão melhor quanto mais formos capazes de nos envolver, partilhar, valorizar, expandir, confiar no que temos, no que é nosso, no que só depende de nós e colocá-lo ao serviço.


Tenho fugido de falar sobre 2022 porque ainda há muito 2021, mas o próximo ano, será um ano em que iremos mais longe se formos juntos, contudo teremos que saber escolher bem quem queremos que caminhe connosco. Será um ano onde a cooperação será necessária, assim como um grande foco naquilo que é a nossa visão. É um ano de destruição e de construção. O que começou a ruir vai ruir e o que estão a começar a ver, vai começar a ser edificado. É um ano de trabalho, de materialização, onde vamos ser muito amparados e suportados, mas também vamos ser desafiados. Hei de falar sobre o próximo ano mais à frente, mas para já retenham que tudo o que estamos a fazer agora, é como que um estender de passadeira para o que vai acontecer a partir da próxima Primavera. Importa que vamos treinando afincadamente para sermos cada vez mais íntegros, cada vez mais seguros de quem somos, que saibamos escolher os lados certos, as pessoas que estão alinhadas connosco, com a nossa visão, com as nossas crenças, mesmo que por vezes nos desafiem e nos façam sair da nossa zona de conforto. Importa que reforcemos a nossa estrutura física, psicológica, emocional e espiritual, os quatro corpos que nos sustentam e que nos fazem resistir ás piores tempestades. Importa que estejamos alinhados, que aprendamos sobre a arte de deixar ir, de largar, de desapegar, de libertar espaço e que quanto antes limpemos os destroços e as ruínas da nossa vida anterior. Só podemos construir novas fundações e novas estruturas em terrenos limpos.


Espero que tenham uma semana maravilhosa e iluminada.



 
 
 

Comments


bottom of page