Diários Cósmicos - 05/09/2022
- A Filha de Mercúrio

- Sep 4, 2022
- 6 min read
Olá Xuxus!
Aqui vamos nós para mais uma semana onde vamos sentir algumas mudanças energéticas significativas.
É já amanhã que a Vénus sai da majestosa energia de Leão para entrar na humilde e simples energia de Virgem. Esta não é a melhor posição do mundo para a Vénus estar. Ela exalta-se em Peixes, por isso em Virgem está em queda. Isto significa que os temas da Vénus (amor, dinheiro, magnetismo, atração) perdem força e têm alguma dificuldade em manifestar-se. Com este ingresso os temas do amor podem encontrar alguns desafios porque esta Vénus está muito mais preocupada com a pureza, a simplicidade, a eficiência e a autossuficiência e não tanto em relacionar-se amorosamente com os outros. Ao fazê-lo pode tornar-se picuinhas, demasiado crítica e passar a encontrar defeitos em todo o lado (tipicamente o procurar cabelo em ovo).
Tendo a minha Vénus natal em Virgem digo-vos que a melhor forma de lidar com esta energia é trabalhar muito a aceitação e o amor incondicional (equilibrar com a energia de Peixes). Com a Vénus em Virgem procuramos perfeição nos relacionamentos e já sabemos que isso não existe. Os relacionamentos trazem-nos espelhos, desafios, para trabalharmos a nossa sombra, aquilo que ainda não vimos, por isso nunca serão perfeitos, como aliás nada na vida. Para a Vénus em Virgem as pessoas terão sempre um defeito qualquer, nunca nos serão suficientes, regra geral porque nós nos sentimos mais inseguros e insuficientes. Além disso, os relacionamentos precisam de ter utilidade e não basta haver paixão ou amor. Assim, aceitar o outro como ele é e aceitar que todos nós somos perfeitamente imperfeitos, aprendendo a amar a imperfeição, é o caminho. Implica sermos empáticos, compassivos, compreensivos, tolerantes e de facto conseguirmos olhar para o outro na sua versão mais simples e vulnerável e ser capaz de o amar por isso.
Por outro lado, a Vénus em Virgem representa o amor à eficiência e à produtividade. Ela preocupa-se com a funcionalidade individual e da vida. Assim, é uma boa altura para nos dedicarmos a planos, projetos, reformulações que estejam em curso no sentido de tornar a nossa vida, os nossos dias, o nosso corpo melhor, mais funcional, mais saudável e mais eficiente. Relativamente ao dinheiro vale aproveitar esta energia para tornarmos processos mais simples e planearmos, analisarmos e criarmos métodos e planos de investimento ou de poupança.
Tendo em conta o que se passa no mundo, muitos de nós começamos a temer as subidas de preços e a escassez de bens. Vale recordar que no que respeita a gerar abundância, poupar dinheiro com medo que falte não é boa ideia. O dinheiro é energia e como tal não deve ficar preso ou estagnado no medo. O medo gera bloqueios e assim irá também gerar bloqueios à abundância. O que a Vénus em Virgem pode é fazer-nos vibrar na insegurança e no medo da escassez, ou permitirmo-nos sermos muito objetivos na análise dos nossos investimentos, sabendo tirar o melhor partido deles, investindo no que verdadeiramente nos é essencial e gerando os recursos que nos são necessários.
No dia seguinte, terça-feira, a Pallas Atena entra em Caranguejo de onde só sai em Maio de 2023. É mais uma grande passagem devido à sua retrogradação. A Pallas Atena representa a nossa inteligência criativa, a nossa capacidade de criar e manifestar através da nossa visão criativa. Em Caranguejo estará particularmente dedicada aos temas no lar, da família e da nutrição. Caranguejo fala do nosso lar físico, mas também no nosso mundo emocional, das nossas memórias, das nossas emoções inconscientes, portanto também estes temas estarão na mente da Pallas Atena. Há um potencial de cura através do redirecionamento da energia vital pelo corpo, mas também representa a cura do feminino que "teve" de se adaptar, corromper, suprimir, face a um mundo patriarcal, movido por uma energia maioritariamente masculina. Pallas Atena traz as dinâmicas pai/filha, tipicamente a "menina do papá", a filha que se transforma numa "menina de bem" para agradar ao pai anulando assim o lado selvagem e primitivo da energia feminina; ou a supressão das suas emoções e sentimentos, incorporando e passando a atuar a partir de uma energia maioritariamente masculina: a lutadora.
Esta longa passagem de Pallas Atena por Caranguejo traz-nos a possibilidade de trabalharmos o nosso lar interno e material, as nossas raízes, equilibrando a energia masculina com a energia feminina. Traz um resgate das emoções reprimidas e da vulnerabilidade como forças criativas. Ensina-nos a integrar o corpo mental com o corpo emocional (sensibilidade) e através da visualização manifestarmos as nossas visões. A cura aqui ocorre através da criação de ambientes (internos e externos) nutridores e confortáveis de autocuidado, nutrição e segurança.
Ao longo da semana temos o Sol em Virgem a aplicar-se num trígono a Úrano em Touro que já está em sextil à Lilith em Caranguejo. São 3 signos femininos a comunicarem de forma harmoniosa, mas podemos continuar a sentir a libertação de algumas emoções reprimidas e a sermos remetidos para um lugar de maior vulnerabilidade. Como tenho vindo a falar, não é descabido que esta libertação nos conduza a alguns vazios e por momentos nos faça sentir que é uma coisa má. Contudo, não é assim. Estamos em reinvenção e precisamos tirar a "tralha" toda do quarto antes de procedermos à remodelação e redecoração. Mais uma vez podemos estar com grande enfoque na casa, na família e no nosso lar interno, à medida que também nos vamos transformando e renovando e purificando a nós mesmos e aos nossos templos de segurança, conforto e regeneração. Este é um processo que pode ser emocional, mas que trará um maior e mais saudável alinhamento interno a partir do qual poderemos levar a nossa vida de uma forma mais saudável e empoderada.
No final da semana temos a Lua Cheia em Peixes, no mesmo dia em que Mercúrio fica Retrógrado em Balança.
Mercúrio retrógrado em Balança vai levar-nos para uma revisão das nossas relações, dependências, capacidade de nos harmonizarmos com a vida, capacidade de negociação, coragem e capacidade de fazermos cumprir a nossa vontade sem nos anularmos ou impormos nas relações com os outros. Quando regressar a Virgem vai rever todas as estratégias, planos e métodos que definimos nos últimos meses. Já sabem que os transportes, comunicações e trocas comerciais podem ficar meios doidos, mas basta ter paciência e olhar para tudo com muita atenção. Mercúrio retrógrado ensina-nos a focar no que importa: o momento presente.
A Lua Cheia em Peixes vai desafiar a nossa sensibilidade e capacidade de amar incondicionalmente sem que percamos o foco e a capacidade de análise do que é real e concreto. Ás vezes sinto que há uma dificuldade em conseguir integrar o Eixo Virgem/Peixes e tendo-o eu em destaque no meu Mapa Natal, compreendo essa dificuldade. Acho que as grandes questões são: como é que se equilibra mente e intuição? Como é que se integra a necessidade de ter os pés assentes na Terra com a fé?
Na verdade, se pensarem bem, se sentirem bem, percebem que é bastante intuitivo embora reconheça que é mais fácil dizer que fazer. Só conseguimos lançar-nos para o Céu se os nossos pés estiverem bem firmes na Terra. Só assim podemos ser o canal entre o Cosmos e a Terra.
A mente serve a intuição. Primeiro é preciso treinar a mente (detesto o termo domar). Dentro da nossa mente existem como que três forças: a cósmica (intuição), a consciente (a que controlamos) e a inconsciente (que não controlamos). Muitos de nós temos a inconsciente no comando e mal fazemos uso das outras duas. O segredo é colocar o funcionamento na ordem correta: a mente consciente recebe as informações da cósmica e toma conta do inconsciente. Como é que isto se faz? Com presença, atenção e disciplina. Atendendo imediatamente aos pensamentos autossabotadores e reescrevendo o discurso. A prática não leva à perfeição, mas leva a uma mente muito mais saudável e à medida que isto vai acontecendo, à medida que nos permitimos agredir menos pelo nosso inconsciente, a ligação da mente (consciente) ao coração começa a ficar mais limpa. Quando o inconsciente se torna mais consciente, quando as sabotagens já não acontecem com tanta facilidade, quando o nosso coração rege a nossa mente que então está a funcionar mais a nosso favor do que contra nós, estamos prontos e com espaço para podermos receber com mais clareza as orientações que nos chegam da mente que está ligada ao Cosmos.
A Lua Cheia em Peixes vai acontecer no sábado de manhã próxima de Neptuno, pelo que se querem uma boa semana para iniciar o treino das vossas mentes, esta é uma delas. Neptuno rege Peixes e ter este treino mental/intuitivo pode fazer a diferença na hora de escolher entre as fantasias e as fugas da realidade ou a capacidade de olhar para a realidade de forma concreta e objetiva, aceitá-la com amor e então transmutar ou entregar o que for necessário. Peixes e Virgem têm a ver com a purificação e com a transcendência do ego, por isso implicam sempre a entrega ou o sacrifício de uma parte de nós ou de histórias que contámos a nós mesmos. Daí a necessidade de usarmos a energia de Virgem para sermos objetivos e realistas.
As Luas Cheias são sempre ápices, momentos de grande iluminação, grandes revelações e esta poderá estar relacionada com o que começámos na Lua Nova em Virgem duas semanas antes e com o que iniciámos na Lua Nova em Peixes perto de 02 de Março. As emoções e a sensibilidade podem estar ao rubro. Mais uma vez temos Úrano e Lilith envolvidos a facilitarem esta iluminação, transformação e, se tudo correr bem, a transcendência e mudança de padrões emocionais autossabotadores. Vale a pena aproveitar esta energia para nos inspirarmos, olharmos além dos nossos horizontes, ouvirmos a nossa intuição, praticarmos enraizamento, dedicarmo-nos a projetos ou atividades criativas e/ou artísticas e criarmos beleza à nossa volta.
Desejo-vos uma semana mágica!





Comments