top of page

Eclipse Solar Total aos 23º de Sagitário

  • Writer: A Filha de Mercúrio
    A Filha de Mercúrio
  • Dec 9, 2020
  • 6 min read

"A Bluebird, a sign of good luck and happiness, is standing at the door of the house"


Olá a Tod@s!


Como prometido venho falar-vos deste Eclipse que vai acontecer dia 14 de Dezembro, pelas 16h14, aos 23º de Sagitário.


É impossível falar dele sem referir que acontece 3 dias antes de Saturno entrar definitivamente em Aquário (fez uma passagem por lá este ano entre Marços e Julho), 5 dias antes de Júpiter entrar em Aquário e uma semana antes da Grande Conjunção de Júpiter Saturno aos 0º de Aquário. Imagino que já estejam fartinhos de ouvir falar sobre isto portanto não me vou alongar por aqui e vou partir para o que importa.


O Eclipse Solar...


Eclipses Solares acontecem em Luas Novas. Quanto mais perto dos Nodos Lunares mais forte e sentido será o Eclipse. Este acontece a cerca de 4º do Nodo Sul por isso podemos considerar que será forte.


Como sabem, as Luas Novas acontecem quando a Lua faz uma conjunção ao Sol, isto é, a Lua fica entre o Sol e a Terra, tapando por momentos a Luz que a ilumina. O Sol representa a nossa consciência, o nosso brilho pessoal, a nossa luz. Assim, quando a Lua fica entre o Sol e o local onde nós estamos, ficamos por momentos privados da luz da consciência, representando assim um momento mais inconsciente.


As Luas Novas representam sempre inícios referentes ao signo em que acontecem. No entanto, quando há um Eclipse como este, temos mais para onde olhar. Este é um Eclipse de Nodo Sul que representa o nosso passado, aquilo que já sabemos, que já adquirimos em termos de experiência. Mas os Eclipses trazem sempre algo que precisa ser visto e transformado. Portanto, estamos perante um novo início, mas também perante um momento de transformar algo do nosso passado, do que temos como adquirido.


Este Eclipse acontece muito perto do Centro Galáctico. Os Eclipses representam por si só portais onde as linhas de tempo mudam e o que parecia impossível, se torna possível. Quando acontece tão perto do Centro Galáctico, é como se se abrisse um portal para o centro da nossa galáxia e pudéssemos receber as mensagens que ela tem para nós. Há sempre alguma magia e misticismo associado aos Eclipses, mas neste podemos mesmo esperar que aconteça alguma magia cósmica.


Em Sagitário...


Está relacionado com as nossas crenças, verdades e fé. Também com a sabedoria que adquirimos ao longo do tempo. Sagitário é regido por Júpiter que vai estar aos 28º de Capricórnio a fechar um ciclo de 12 meses de passagem por este signo, mas também a fechar um ciclo de 20 anos desde a última conjunção com Saturno e, bem... um ciclo de 200 anos de conjunções Júpiter-Saturno em Terra.


Quando pensamos em Sagitário, pensamos em aventura, em expandir horizontes. pensamos numa Grande Visão da vida e num grande otimismo e fé para a alcançarmos. Sagitários traz esta energia de expansão e sendo um signo de fogo, não se fica por sonhar com as estrelas: ele vibra com as estrelas, ele quer alcançar as estrelas e já nasceu pronto para se aventurar na sua jornada pelo caminho que o leva ás estrelas.


Os Aspetos...


É obviamente um Eclipse que marca um ponto de viragem nas nossas vidas pessoais e na sociedade. Crenças, verdades, fé, aquilo que tínhamos como certo, como verdade absoluta sobre nós ou sobre o mundo em que vivemos está prestes a ser transformado. Também as verdades que temos insistido em não ver, aquelas que ignoramos porque nos dá mais jeito precisam ser assumidas. Sol e Neptuno já estão a abrir caminho para a dose de realidade e de consciência que precisamos e, mesmo no dia antes do Eclipse, Mercúrio junta-se à quadratura a Neptuno. " The truth will set you free".


Marte vai estar a suportar esta energia com a sua força, determinação e motivação para a ação. E está na casa 11, a casa de Aquário, da comunidade, da humanidade, dos grupos a que pertencemos, a pedir que nos afirmemos de forma individual nos lugares onde pertencemos. Júpiter e Saturno estão a espremer-nos para ver se aprendemos a lição, se as estruturas estão sólidas, se as nossas fundações são firmes porque vamos entrar em Ar meus amigos, e se não tivermos os pés bem assentes na Terra, o mais certo é voarmos como os balões, para lugar nenhum até rebentarmos ou ficarmos vazios.


A Vénus vai estar aos 28º de Escorpião, também ela num grau crítico de finalização, em sextil a Júpiter e Saturno. Também é sobre as estruturas internas amorosas, emocionais, que criámos. É sobre assumir a responsabilidade pelo nosso amor, pelas nossas relações, pelas nossas emoções, sentimentos e sobre tratá-las com maturidade. É um Eclipse no eixo I/VII, o eixo de Carneiro/Balança, o eixo do eu e os outros, eu e o que os outros espelham de mim que não quero ver, na casa de Balança, da harmonia, do amor, do equilíbrio e da Justiça.


E então?


Há tanto a acontecer que é quase arriscado fazer grandes previsões generalizadas. Eu espero notícias por estes dias (3 dias antes do Eclipse e na semana seguinte). Espero revelações de verdades, ganhos de consciência, alguma coisa que indique um novo caminho e uma nova direção. Acredito que alguma coisa do nosso passado vai ser revelado para ser transformado e que nunca mais conseguiremos olhar para esse assunto da mesma maneira. A partir do momento em que tomarmos consciência do que é, só podemos mesmo pegar em todo o trabalho que fizemos até aqui de libertação, estruturação, fundação, purificação e seguir para um caminho novo.


A minha proposta é:

  • Encontrem a casa onde têm os 23º de Sagitário ♐ - é a área de vida que vai ser mais impactada por este Eclipse;

  • Encontrem a casa onde têm Júpiter ♃ - é o planeta regente do Eclipse e também será uma área de vida ativada;

  • Encontrem (se já não encontraram) a casa onde têm os 28º/29º de Capricórnio ♑ - É onde Júpiter e Saturno estão a finalizar a sua passagem;

  • Encontrem a casa onde têm os 0º de Aquário ♒ - pode ser ou não a mesma em que têm os 28º/29º de Capricórnio e é a área de vida que beneficiará da Grande Conjunção de Júpiter-Saturno;

  • Se souberem, vejam também os aspetos que o Eclipse faz aos planetas do vosso Mapa Natal.

O que acontece num Eclipse é sempre imprevisível, mas juntando esta informação toda já conseguem ter boas pistas sobre o que estão a finalizar, sobre a área de vida em que verdades que vos podem ser mostradas e sobre o que podem estar prestes a iniciar. Não se esqueçam que os Eclipses são válidos por 6 meses.


Se quiserem, podem ainda relacionar com os temas que estavam presentes na vossa vida há 19 anos atrás. Por essa altura aconteceu um Eclipse exatamente no mesmo grau e signo que este, portanto a ativar a mesma área de vida que agora.


Durante o resto da semana tentem manter-se ancorados e conectados. Este Neptuno não nos facilita a vida, mas façam as atividades que vos permitem conectar-se ao vosso templo interno e permitam-se voar. Atividades criativas ajudam sempre a canalizar as energias de Neptuno: cantar, dançar, ouvir música que vos inspire, pintar, escrever, desenhar, o que ressoar convosco. Muitas fichas podem cair por estes dias e há todo um potencial de revelações no ar. Se tiverem dificuldade em concentrar-se, tentem canalizar para estes dias tarefas que exijam menos concentração. A concentração é inimiga da presença. Se não tiverem mesmo hipótese de chutar a concentração para canto, arranjem algo que vos recorde de respirar, sentir o vosso corpo e trazerem a vossa consciência ao momento. E arranjem mesmo tempo para sentir a magia deste momento. Honrem esta energia como os nossos antepassados honraram.


O Pássaro Azul à porta da nossa casa, representa um bom presságio e felicidade, mas só se formos capazes de ouvir a mensagem que ele nos traz. Precisamos tornar a nossa relação connosco mais autêntica e sincera, precisamos parar de fugir de nós e daquilo que são os nossos sonhos e os nossos medos. Precisamos parar de fugir da vida, das emoções, das verdades difíceis e das realidades que não estão alinhadas com aquilo que queremos. Nunca é sobre o que queremos, é sempre sobre o que precisamos. E precisamos aceitar-nos, acolher-nos, reformular as nossas relações com os outros, as nossas motivações, acolher as diferenças, aceitar a diversidade, respeitar a divergência. A nossa verdade não é a única verdade e vamos sempre mais longe se formos acompanhados. Estamos perante aquilo que marca o início de uma Nova Era, um Novo Mundo e acredito que a caminho do nosso regresso a casa. Não vamos repetir nada, o caminho é diferente de todos os que já fizemos antes, mas é o caminho de regresso a nós e à Unidade a que pertencemos.


Conseguem sentir a bênção e o privilégio que é estar vivo agora? Espero que sim!


Feliz Eclipse!



 
 
 

Comments


bottom of page