Lua Cheia aos 8º de Balança
- A Filha de Mercúrio

- Mar 23, 2021
- 5 min read
Pessoas Maravilhosas! ♡
Hoje venho falar-vos da Lua Cheia em Balança que acontece no dia 28 de Março pelas 19h48. Eu sei, eu sei! Costumo vir muito mais tarde porque gosto de falar sobre as luas quando já estou a sentir na pele a energia delas, mas eu estava com muita, muita vontade de falar sobre esta e não me segurei.
Então, esta Lua Cheia está ligada à Lua Nova em Balança do dia 16 de Outubro de 2020, portanto o que iniciaram por essa altura chega agora ao seu culminar, ao seu ápice, ao seu ponto máximo de iluminação. Como vos digo sempre, as Luas Cheias tendem a ser emocionais porque representam momentos de libertação e esta está intimamente relacionada com as nossas relações pessoais e com o nosso sentido de harmonia, paz e equilíbrio.
A Lua Nova em Balança aconteceu sob alguma tensão, com Marte retrógrado e em quadratura a Saturno e Plutão. O que nos estava a ser pedido por essa altura era que equilibrássemos as nossas relações e as tornássemos mais bonitas, que nos libertássemos do controlo e das formas de manipulação, que criássemos novas estruturas internas e relacionais e que encontrássemos forma de nos comprometermos com os outros sem comprometermos quem somos e a nossa liberdade individual. O eixo de Carneiro-Balança fala sempre sobre os limites entre eu e o outro, onde eu termino e começa o outro e onde termina o outro e começo eu. Como é que eu posso ser eu sem invadir o outro e como é que me posso relacionar com o outro sem me perder de quem sou.
Esta Lua Cheia acontece num clima totalmente diferente. É uma Lua de casa 1, muito pertinho do ascendente e oposta a uma conjunção entre Sol, Vénus e Quíron. É uma Lua com um potencial de cura muito grande e com uma grande consciência amorosa. Tudo o que em Outubro começámos a purificar, a purgar, a estruturar e a libertar nas nossas relações de forma a tornamo-nos a nós e a elas mais saudáveis, vai agora atingir o ápice. Todos os apegos, dependências, manipulações que usávamos nas nossas relações foram revistos e agora é tempo de tomarmos consciência e de percebermos que tipo de relações ou de pessoas queremos atrair para as nossas vidas e que tipo de estrutura queremos criar em nós para que relações mais elevadas se manifestem. É uma questão de alinhamento e esta é a oportunidade de nos alinharmos com uma versão nossa mais amorosa. Já sabem que atraímos aquilo que vibramos.
É uma boa altura para perdoarmos o que tivermos que perdoar. Na verdade nunca há nada a perdoar aos outros, porque nós atraímos as nossas experiências e os outros só funcionam para nós como espelho do que nós estamos a projetar no mundo. Esta é a lição de Balança e da casa 7 e, se ainda não são capazes de ver isto, pode ser um bom exercício escreverem uma carta de perdão a quem precisarem de perdoar, dizendo de forma muito clara qual foi a ofensa que vos foi feita. "Eu perdoo-te por me teres feito..." e aqui reside a resposta para a vossa sombra. Se vos trataram mal, vejam onde se estão a maltratar. Se vos rejeitaram, vejam onde se estão a rejeitar, que partes vossas não estão a aceitar, integrar ou a atirar para debaixo do tapete. Se vos abandonaram, vejam onde está o vosso vazio existencial e o que podem fazer por vocês mesmos para o preencher. Se vos faltaram ao respeito, vejam onde não se estão a respeitar. E por aí fora...
O segredo que Balança tende a mostrar-nos é que que as nossas relações são muito mais sobre nós do que sobre os outros. É que tudo o que os outros fazem é espelhar as nossas sombras, os lugares onde não estamos inteiros, apontarem para as feridas que precisamos curar, fazerem-nos olhar para o vazio crónico que carregamos e que tentamos tapar com eles, mas que nunca conseguimos porque não depende deles mas sim de nós. Muitas vezes a cura vem da capacidade de olharmos o outro nos olhos e pedirmos perdão. Ou olharmo-nos a nós nos olhos e pedirmos perdão a nós mesmos: pela exigência ou pela falta de carinho, de cuidado, de amor e de respeito que não tivemos por nós. E pela forma como agredimos os outros em busca do que não encontrámos em nós. Então, agora temos uma Lua de casa 1 a apontar o dedo para a nossa balança interna, para o nosso equilíbrio interno. Sol, Vénus e Quíron apontam para nós, olham-nos de frente, olhos nos olhos e pedem-nos que nos curemos, que nos amemos, que encontremos beleza na nossa imperfeição, que encontremos gentileza e graciosidade na arte de sermos únicos e que sejamos compassivos com o nosso tempo e com o nosso processo.
Desta vez Marte está ainda conjunto ao Nodo Norte a indicar-nos o caminho. Lua e Úrano estão dispostos por esta Vénus iluminada pelo Coração e pela Consciência e o Meio do Céu está em Caranguejo, regido pela Lua. Só com fundações emocionais e psicológicas fortes, sólidas e coesas e com as nossas raízes firmes dentro de nós podemos aventurarmos a sermos carinhosos, sensíveis, compassivos, amorosos e cuidadores com os outros. Só quando nos amamos muito, quando estamos em paz com quem nós somos, quando nos aceitamos integralmente e quando encontramos beleza nas nossa imperfeição é que podemos envolvermos intimamente com os outros sem nos perdermos e sem cairmos em mecanismos de posse, controlo e manipulação.
Não obstante, esta é uma Lua para trazer mais beleza ás nossas vidas e ao nosso caminho e é uma Lua que pode trazer o tema da liberdade versus compromisso. Procurem pela casa onde ela acontece no vosso mapa (procurem pelos 8º de Balança) e, se souberem, procurem por planetas ou ângulos perto dos 8º dos signos Cardeais (Carneiro, Balança, Caranguejo, Capricórnio). Para quem não souber nada disto, deixo-vos uma cábula (válido para Sol e Ascendente):
Balança - Casa 1
Escorpião - Casa 12
Sagitário - Casa 11
Capricórnio - Casa 10
Aquário - Casa 9
Peixes - Casa 8
Carneiro - Casa 7
Touro - Casa 6
Gémeos - Casa 5
Caranguejo - Casa 4
Leão - Casa 3
Virgem - Casa 2
Se precisarem de ajuda digam. Se tiverem dúvidas digam também.
Estamos no início do novo ano astrológico e temos a oportunidade de o iniciarmos com um uma nova forma de nos relacionarmos com os outros, connosco e com a vida. O Sol e a Vénus estão em Carneiro a dar-nos esta força e esta paixão para rompermos por novos caminhos, para começarmos de novo, para fazermos diferente, desta vez de uma forma mais amorosa e com as nossas feridas menos abertas. Se querem prova de que o amor cura, usem esta Lua para serem muito gentis convosco, para se perdoarem, para amarem muito e vejam a magia a acontecer. O Coração está no Leme e o Amor é e será sempre o caminho.
☽ Feliz Lua Cheia ☾





Comments