top of page

Lua Cheia aos 8º de Touro

  • Writer: A Filha de Mercúrio
    A Filha de Mercúrio
  • Oct 31, 2020
  • 4 min read

Olá a tod@s!


Amanhã pelas 14h49 temos a Lua Cheia aos 8º de Touro na casa 2.


Antes de mais, uma Lua Cheia é o momento da lunação em que Sol e Lua fazem uma oposição e a lua reflete a luz do sol sobre a Terra. É o momento em que percebemos o trabalho que fizemos até ali e que colhemos os frutos desse trabalho. Como acontece entre signos opostos e complementares, pede algum tipo de equilíbrio entre essas duas energias. É um momento de revelações, de insights e de percebermos o que mantemos ou libertamos para alcançarmos os objetivos a que nos propusemos na última Lua Nova. Esta Lua está ligada à Lua Nova em Touro de 22 de Abril de 2020, por isso pode ser interessante regressar a essa altura e recordar o que se passava na nossa vida.


Depois, é uma Lua Cheia em Touro e na casa 2. Touro é o signo natural da casa 2 por isso existe aqui uma grande afinidade. Touro fala sobre segurança, conforto, estabilidade, prazer associado a tudo o que é terreno e material, portanto associado aos nossos recursos económicos e bens materiais. Inclui os nossos dons, os nossos talentos, os nossos meios de subsistência, como geramos riqueza e como a gastamos. Escorpião, no lado oposto do eixo, onde o Sol irá estar a irradiar a sua luz, fala sobre a transcendência do ego e da matéria. Sabe que a vida é muito mais do que a nossa vida material e procura um significado mais profundo para a existência. Representa o nosso lado sombra, por isso fala sobre o poder, o controlo e a manipulação que exercemos para satisfazermos os nossos desejos e sobre a cura profunda que advém de mergulharmos nas nossas emoções e iluminarmos as nossas sombras. Tudo o que Escorpião mais quer é transformar e, se for preciso, ele destrói para construir. Embora seja um bom indicador dos nossos medos, ele não tem medo de morrer para renascer, por isso, na sua imagem mais evoluída é associado à Fénix.


Acontece que esta Lua Cheia vai estar conjunta a Urano. Urano é uma energia elétrica, rápida, rebelde, orientada para o futuro e para a evolução da Humanidade. Representa a mente cósmica e por isso é associado à intuição. Move-se pela missão de criar sociedades mais tolerantes, livres, igualitárias, conscientes e pode recorrer à sua rebeldia para iniciar revoluções. Quer mudança e quer depressa por isso, quando está envolvido podemos esperar acontecimentos rápidos e inesperados. Como está em Touro a sua mente está orientada para a criação de sistemas económicos e sociais mais sustentáveis e igualitários. Uma condição importante é que Touro está profundamente ligado à Terra, portanto Urano está com um foco particular nos recursos da Terra, de como os gerimos e de como os podemos tornar mais sustentáveis.


Ao mesmo tempo Mercúrio em Balança e Marte em Carneiro, ambos retrógrados, vão estar em quadratura com Júpiter, Saturno e Plutão.


Esta é uma Lua Cheia iluminada por alguma tensão que se poderá manifestar pessoal e socialmente. É uma boa oportunidade para pensarmos como podemos tornar-nos mais responsáveis no que respeita à gestão dos recursos (nossos e do planeta), para pensarmos sobre os nossos padrões de consumo, o que é verdadeiramente indispensável e o que é supérfluo, o que é mesmo valioso e o que é dispensável, de que forma temos tratado a Terra e de que forma podemos contribuir para estruturas pessoais e sociais mais igualitárias, sustentáveis e justas.


De forma mais pessoal podemos também pensar:

  • Estamos a viver numa energia de abundância ou de escassez?

  • De que forma posso rentabilizar os meus recursos?

  • Como tenho usado os meus recursos, talentos e dons?

  • O que é que me dá segurança e estabilidade?

  • O que é que para mim é conforto?

  • O que é que me dá prazer?

  • Como tem estado a minha ligação ao meu corpo e à Terra?

Podem surgir questões relacionadas com o medo da sobrevivência manifestado através do medo da falta de dinheiro, ou da falta de teto, ou de falta de amor. Podemos perceber se temos estado a ser demasiado materialistas negligenciando outras áreas da nossa existência. Podem surgir ideias relacionadas com a maximização de recursos através de troca e partilha e/ou colocar algum hobbie/atividade que nos dá prazer a gerar dinheiro ou trocas.

Touro também está muito ligado ao Corpo, à Terra e ao Toque. Fala sobre Sensualidade e Escorpião sobre Sexualidade. Se temos reprimido algum destes temas podemos vir a lidar com eles durante esta Lua. Touro resiste ás emoções enquanto Escorpião quer mergulhar nelas, portanto podemos sentir as nossas emoções a serem desafiadas para serem libertadas. Touro é sobre os nossos desejos, aquilo a que nos apegamos e que não conseguimos libertar, as nossas obsessões. Se temos andado obcecados com algum assunto ou com alguém, também é provável que surja alguma situação que nos faça perceber como temos perdido energia com isso e que precisamos levar a vida com mais leveza e sem apegos.

Vamos ter uma Lua cheia de oportunidades! O objetivo da energia de Touro é ensinar-nos sobre desapego e a usarmos os nossos recursos internos para manifestarmos o espírito na matéria. Dotado de um amor capaz de curar, mostra-nos que a segurança e a estabilidade dependem do quanto conseguimos ser um veículo de luz e amor entre o céu e a Terra. Com Urano envolvido, pode ser benéfico mantermos uma perspetiva elevada e ampla das situações e ouvirmos a nossa voz interior. Se as nossas raízes estiverem fortes, se estivermos seguros de nós e em nós, sintonizados com a voz da nossa alma, nada do que acontece fora de nós nos pode tirar do lugar. O maior poder será sempre o poder do amor à vida.


 
 
 

Comments


bottom of page