top of page

Lua Cheia em Aquário

  • Writer: Marina Duque
    Marina Duque
  • Jul 24, 2021
  • 5 min read

Updated: Oct 11, 2021

O Sol acabou de sair das águas de Caranguejo para entrar no fogo do Coração de Leão. A Vénus saiu do fogo de Leão para entrar na Terra de Virgem. O Sol sente-se em casa, dignificado, a Vénus nem tanto, mas nem por isso é coisa má.


Esta madrugada a Lua no primeiro grau de Aquário, opôs-se ao Sol no primeiro grau de Leão dando assim lugar à Lua Cheia em Aquário. O que quer que tenhamos iniciado pelo dia 11 de Fevereiro de 2021 atinge agora um ápice, um culminar e ganha nova iluminação. É isto que as Luas Cheias fazem, trazem-nos rasgos de iluminação e de consciência.


Aquário é o signo que vem a seguir a Capricórnio e ambos são regidos por Saturno. Ambos se preocupam com a sociedade, mas Aquário também é regido por Úrano, o chocante, o elétrico, o rebelde, que lhe acrescenta esses traços e assim, um sentido de evolução relativamente ao sóbrio e tradicional Capricórnio.


Aquário gosta de chocar e de causar algum caos. É a forma que mais gosta de usar para gerar mudança e movimento. O seu foco é o futuro, a inovação, novas formas (mais evoluídas) de organização e funcionamento social. Numa perspetiva mais individual, onde temos Aquário no nosso mapa é onde temos necessidade de ser livres, diferentes, originais, rebeldes, de irmos contra as normas, contra o que está instituído e de criarmos novas visões.


Vale sempre a pena recordar que é por Aquário que anda Saturno, o senhor do tempo, do passado, das restrições, das limitações, das lições que nos conduzem á mestria e é para lá que Júpiter se prepara para mudar. Foi no fim do ano passado que estes dois entraram em Aquário e se encontraram no grau 0. Se até então pouco ou nada se contestavam as medidas impostas para combater a pandemia, é a partir daqui que surgem vacinas, certificados digitais (Aquário também está associado à tecnologia) e que começa a discussão sobre para que caminho deve a sociedade evoluir (ou retrair). A segregação entre vacinados e não vacinados, a eficácia das vacinas, o debate sobre certificados, o questionamento sobre a necessidade das medidas que se impõem, o bom e o mau cidadão, a liberdade de circulação, de escolha, de opinião. É que desde o início do ano que os dois regentes de Aquário estão em quadratura e portanto em tensão, estando criadas todas a condições para o caos que Aquário gosta.


Enquadramento feito, esta Lua Cheia acontece entre Plutão e Saturno e na casa 8. Alguma coisa que tem estado escondida será trazida à luz para ser revelada. Dependendo da área de vida em que ela aconteça no nosso mapa, podemos esperar revelações que podem ser chocantes, profundas, emocionais, que podem mexer com os nossos medos, mas que nos ajudam a ganhar outra visão da vida, da sociedade e do nosso lugar no mundo. Isto pode implicar alterações também ao nível dos nossos grupos com quem partilhamos visões e ideais. Como estamos a falar do eixo Leão/Aquário, há uma proposta de percebermos quem verdadeiramente somos, onde está o nosso coração e de trazermos isso para o coletivo sem que no entanto nos percamos nele. A ideia deste eixo é que sejamos capazes de ser verdadeiros, autênticos e originais em vez de ovelhas de rebanho. Por outro lado, Saturno recorda-nos que há regras, há leis e há limites à nossa liberdade social, remetendo-nos assim para um conceito de liberdade mais profundo e essencial.


O que isto significa é que pode ser uma boa altura para pensarmos se temos estado a agir a partir do nosso coração, da nossa verdade, daquilo em que verdadeiramente acreditamos e de quem somos, ou se estamos simplesmente a ir atrás do rebanho por medo de ser excluídos, de ficar de forma, de sermos marginalizados. Obviamente que em termos coletivos a expressão mais significativa desta ideia é a marginalização que tem sido feita através de vacinações em massa e certificados digitais. Embora se transmita uma ideia de que a toma da vacina é voluntária, a verdade é que tem sido levada a cabo uma campanha de marginalização daqueles que escolhem não serem vacinados, quer porque não podem circular livremente, quer porque são impedidos de aceder a locais e eventos públicos e já todos ouvimos uma notícia ou outra, uma comunicação ou outra, em que a mensagem é a de que no futuro será difícil viver livremente na sociedade caso não se esteja vacinado.


O resultado disto têm sido pessoas que mesmo com medo e mesmo não querendo, acabam por levar a vacina para poderem continuar a pertencer ao coletivo, para não ficarem à margem, porque no fim, por mais que Leão nos ensine a ser autênticos, Aquário preocupa-se com a humanidade, diz-nos que não somos ilhas e não podemos viver isolados do mundo.


Ao nível mais pessoal, poderemos ter que lidar com situações que não têm estado claras, que têm sido escondidas ou camufladas, mas que nos estão a limitar e que precisam de ser trazidas à luz e libertadas. Como é que podemos ser verdadeiramente livres? O que é que nos impede de seguir o caminho do nosso coração? Quais são os nossos valores e qual é o valor que atribuímos a nós mesmos? Que novas visões precisamos criar para as nossas vidas? Que sonhos? Que fé precisamos trazer a nós e em nós? O que precisa de ser libertado, revolucionado, transformado? De que ideias, visões, crenças, pessoas e/ou situações precisamos desapegar-nos para podermos evoluir?


A meu ver, a proposta desta Lua é muito maior e muito mais profunda do que pode parecer à primeira vista, especialmente se tivermos em conta que a próxima Lua Nova é em Leão e a Lua Cheia seguinte é novamente em Aquário aos 29º. Os primeiros e os últimos graus de cada signo são considerados os graus críticos porque representam um início/aprendizagem e uma finalização/teste. Durante este período eu tentaria perceber/integrar as propostas desta Lua porque parece-me que em breve virá o momento em que teremos que tomar decisões importantes ou deixar que as tomem por nós. Quanto mais ancorados estivermos na nossa verdade, na nossa integridade e no nosso coração, mais fácil será perceber qual é o caminho que queremos seguir e de que lado queremos estar: da sombra ou da luz.


Se puderem, quiserem, sentirem, durante os próximos dias façam meditações ou visualizações de uma Terra curada, equilibrada, integrada e alicerçada em valores de união, amor e fraternidade. Se puderem, quiserem, sentirem, não alimentem a segregação porque a lei do dividir para reinar ainda é usada mesmo que de uma forma subtil. E se puderem, quiserem, sentirem, tratem do vosso corpo físico, da vossa alimentação, dos vossos níveis energéticos e do vosso campo vibratório. Libertem-se, desapeguem-se do que foi, guardem as memórias que tiverem que guardar, mas abram o coração vida que corre dentro de vocês e que anseia por se manifestar. Saibam que enquanto estiverem ancorados em vocês e nos cordões invisíveis que vos ligam à Terra e ao Espírito, estão seguros.


Que seja uma Lua Cheia muito brilhante para todos!





 
 
 

Comments


bottom of page